segunda-feira, 4 de abril de 2016

Índios tupinikim

Os Tupinikim                              


Os Tupinikim são povos originários do Espírito Santo. Atualmente localizam-se no município de Aracruz, litoral norte do estado. Suas terras situam-se a 83 quilômetros da capital Vitória. A população tupinikim é de 2.579 índios, segundo Censo da Funai (Fundação Nacional do Índio) de 2008. As aldeias indígenas desses povos são: Caieiras Velhas, Comboios, Irajá e Pau Brasil.
Os Tupinikim (Tupiniquin, Margayá, Tuayá) constituíam-se num subgrupo Tupinambá, classificado no tronco linguístico tupi. Habitavam estreita faixa de terra entre Camamu (Bahia) e o rio Cricaré ou São Mateus (Espírito Santo). Tinham como vizinhos meridionais os Waitaká ou Goitacaz, os Tamoios e os Temiminó. Existem ainda referências a um outro subgrupo denominado Tupinakin Tabayara, que vivia entre Angra dos Reis e Cananéia.

Quantos Tupinikim existiam no Espírito Santo?


John Heming, em suas estimativas, apontava uma população Tupinikim, distribuída entre o Espírito Santo e o sul da Bahia, de 55 mil habitantes, isso no início da colonização brasileira. Entretanto, essa população foi-se reduzindo de forma drástica, devido aos conflitos com o colonizador, das doenças advindas desse contato e da política de aldeamentos.


Um pouco de História

Desde o início da colonização, os conflitos entre os indígenas e os colonizadores ocorriam de forma constante. A primeira reação aos portugueses invasores foi de hostilidade.  Em 1535, o donatário da capitania do Espírito Santo Vasco Fernandes Coutinho enfrentou os indígenas na edificação de Vila Velha. Os índios refugiaram-se na Mata Atlântica, atacando os núcleos coloniais surgidos em torno dos aldeamentos jesuíticos.
Na época do governo Mem de Sá (1558-1572), os indígenas do Espírito Santo investiram mais uma vez contra os portugueses, que eram comandados por Fernão de Sá, filho do governador. Os portugueses aliaram-se aos índios Tamoios, contra os Tupinikim. Na luta, morreu Fernão de Sá, o que aumentou a repressão.
Ao término do século XVI, existiam quatro aldeamentos principais: São João, Nossa Senhora da Conceição (atual município da Serra), Nossa Senhora de Assunção ou Reritiba (atual município de Anchieta) e Santo Ignácio dos Reis Magos (atual município de Nova Almeida).

Nenhum comentário:

Postar um comentário