Pular para o conteúdo principal

Índios tupinikim

Os Tupinikim                              
   
                              
              artesanato  tupinikim

         Os Tupinikim são povos originários do Espírito Santo. Atualmente, localizam-se no município de Aracruz, litoral norte do estado. Suas terras situam-se a 83 quilômetros da capital Vitória. Segundo o Censo da Funai de 2014, os índios Tupinikim são 3.044 habitantes. As aldeias que eles habitam são: Caieiras Velhas, Irajá, Pau Brasil, Comboios e Areal.

Os Tupinikim (Tupiniquin, Margayá, Tuayá) constituíam-se num subgrupo Tupinambá, classificado no tronco linguístico tupi. Habitavam estreita faixa de terra entre Camamu (Bahia) e o rio Cricaré ou São Mateus (Espírito Santo). Tinham como vizinhos meridionais os Waitaká ou Goitacaz, os Tamoios e os Temiminó. Existem ainda referências a um outro subgrupo denominado Tupinakin Tabayara, que vivia entre Angra dos Reis e Cananéia.


      
        Mapas FGV



Quantos Tupinikim existiam no Espírito Santo?


John Heming, em suas estimativas, apontava uma população Tupinikim, distribuída entre o Espírito Santo e o sul da Bahia, de 55 mil habitantes, isso no início da colonização brasileira. Entretanto, essa população foi-se reduzindo de forma drástica, devido aos conflitos com o colonizador, das doenças advindas desse contato e da política de aldeamentos.


Um pouco de História


Desde o início da colonização, os conflitos entre os indígenas e os colonizadores ocorriam de forma constante. A primeira reação aos portugueses invasores foi de hostilidade.  Em 1535, o donatário da capitania do Espírito Santo Vasco Fernandes Coutinho enfrentou os indígenas na edificação de Vila Velha. Os índios refugiaram-se na Mata Atlântica, atacando os núcleos coloniais surgidos em torno dos aldeamentos jesuíticos.
Na época do governo Mem de Sá (1558-1572), os indígenas do Espírito Santo investiram mais uma vez contra os portugueses, que eram comandados por Fernão de Sá, filho do governador. Os portugueses aliaram-se aos índios Tamoios, contra os Tupinikim. Na luta, morreu Fernão de Sá, o que aumentou a repressão.
Ao término do século XVI, existiam quatro aldeamentos principais: São João, Nossa Senhora da Conceição (atual município da Serra), Nossa Senhora de Assunção ou Reritiba (atual município de Anchieta) e Santo Ignácio dos Reis Magos (atual município de Nova Almeida).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os índios Guarani do Espírito Santo

Onde estão e quantos são Os Guarani são 284.806 pessoas e estão distribuídas em 1461 comunidades, aldeias, bairros urbanos ou núcleo familiares nos quatro países. A maior parte da população Guarani – 85.255 pessoas – vive no Brasil, seguidos de 83.019 na Bolívia, 61.707 no Paraguai e 54.825 índios na Argentina. [1]                                   cestaria guarani Em nosso país, os Guarani localizam-se nos estados do Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.  Os antropólogos costumam dividir os Guarani em três subgrupos chamados: Mbya, Nhandeva, Kaiowa. Essa divisão ocorre a partir das diferenças linguísticas e culturais dos povos. No Espírito Santo, os Guarani  estão localizados no município de Aracruz, litoral norte do Estado. A população Guarani reside em territórios dos índios Tupinikim de Caieiras Velhas I e II, nas aldeias de Boa Esperança, Olho D´Á

O livro História dos Índios do Espírito Santo

O livro História dos Índios do Espírito Santo foi publicado com o apoio das Leis de incentivo Rubem Braga, de Vitória e Chico Prego, da Serra. O livro narra a história e a cultura dos povos indígenas do estado. A publicação surgiu a partir da necessidade de elaborar um material didático adequado e atualizado sobre os povos do Espírito Santo para atender a lei 11.645/08. A abordagem do livro leva em conta fontes históricas, documentos, imagens, depoimentos orais. Os principais temas retratados são referentes aos povos indígenas em sua história e no tempo presente. As ilustrações são de uma professora indígena tupinikim, Leidiane Pego. As fotografias são de Gabriel Lordêllo.